Postagens populares

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que há por trás do espírito de rebeldia?

O que significa 'rebeldia'?

Rebeldia. Segundo o Dicionário Aurélio, essa palavra significa 'Rebelar-se contra autoridade. Desobediência ou descaso para com a autoridade superior.'
Como a própria palavra sugere, vivemos num mundo, vivemos numa era de rebeldia. Convido vocês a olharem ao seu redor e provem para si mesmos o que eu acabei de dizer, vendo esses exemplos: Grandes crimes são cometidos por jovens, e pior ainda, a maioria de idade escolar. Esposas se rebelam contra a autoridade do marido, quebrando assim o arranjo feito por Deus (Efésios 5:22-24) Bárbaros crimes envolvendo a morte de pais por parte de filhos e vice-e-versa, o ser humano já não se preocupa mais com o seu próximo, visando apenas os próprios interesses, e várias outras coisas descritas no livro de 2 Timóteo 3:1-5. A rebeldia, como podemos ver, aflige a todos nós, o que nos leva a fazer uma pergunta importante: É o proceder mais proveitoso e melhor?

A resposta, logicamente, se encontra no meio de comunicação existente entre nosso Unico Deus Verdadeiro e nós: Sua Palavra Sagrada, as Escrituras Sagradas, ou como alguns chamam, a Biblia. Independente do nome, todos cremos nas palavras registradas em 2 Timoteo 3:16,17: Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.
Crendo nessa maravilhosa verdade, examinemos o que ela tem a dizer a respeito da pergunta feita há pouco: Abra sua bíblia primeiramente em Genesis 3:1 e leia até o verso 6, depois leia o verso 12. O que voce entendeu do texto? Sim, vemos que essa serpente é Satanás(Opositor), o Diabo(Caluniador): Ele foi Opositor quando decidiu se rebelar contra Deus e Caluniador quando disse que Deus mentira para Adão e Eva, que eles nao morreriam se comessem do fruto, como vimos no texto de Genesis, lido acima. Satanás, o Diabo, tornou a rebelião atrativa aos olhos de Eva, fazendo-a crer de que seria as mil maravilhas se ela comesse do fruto proibido. Eva, por sua vez, foi egoísta ao ceder a pressão por querer ser como Deus. Adão, como Eva, também foi egoósta por ceder a pressão pois preferiu a sua mulher à Jeová. Isso se enquadra com a descrição do Dicionario Aurélio sobre a rebeldia: Eles nao acataram as ordens de seu Superior, ou Autoridade, Jeová Deus, e preferiram seguir antes sua propria vontade do que a de Jeová Deus.


Exemplos Bíblicos de rebeldia


Um outro exemplo Bíblico de rebeldia se encontra no livro de Gênesis, Cap. 11:4: Vemos que os homens queriam honra para si próprios, o que vai de acordo com o espírito de rebeldia, em que o EU vale mais do que VOCE. Além disso, era de Deus que eles queriam tirar a honra, já que a Torre seria construída em memória da glória dos homens, e como cristãos instruidos, nós temos e fazemos as palavras do Livro de Revelação (Apocalipse) 4:11. Com a idéia de tirar toda essa honra de Deus e dá-la a quem quer que seja, surgiu-se o começo da religião falsa, a maior marca da rebelião contra o Deus Todo-Poderoso, Jeová.
Mas, sabemos que o homem foi criado para ser adorador de Deus, e nao para se rebelar contra Ele. Sabemos que ele fora criado perfeito e, nao como nós, ele nao tinha a tendencia de fazer o que era errado. O que o levou então a agir assim? Foi como consideramos um pouco antes: Satanás, o Diabo, é quem está por trás de todas essas artimanhas. Sabemos, também, que essa rebelião começou lá nos céus, quando Satanás desviou vários anjos fieis a se tornarem seus demonios, ao sairem do domino espiritual e ter relacoes com as humanas (Genesis 6:1-3), e que depois de ser expulso dos céus por intermédio de Miguel e seus anjos, foi lançado à Terra, onde sofremos e muito com sua influencia, pois ele está no meio de nós, tentando nos desencaminhar de toda a forma possivel, para que partilhemos de sua 'esperança', por assim dizer. (Revelaço(Apocalipse) 12:12)


Qual é causa da rebeldia?


Mas, não é Deus, que, por ter nos criado, sabe o que é melhor para nós? Qual o motivo, qual a causa para tanta rebeldia? A resposta é que os humanos em geral são sinceros com seus sentimentos. Nós sentimos repulsa só de pensar que somos 'dominados' por alguém ou algo, assim como um filho se rebela contra o pai, a esposa para com o marido, e o povo para com a opressão. Um outro exemplo bíblico que se aplica ao explicado agora está no Livro de Números 16:1-3, onde vemos Corá, outrora um servo leal de Jeová Deus, que incentivou uma rebelião contra Moisés e Arão, pelo simples fato de se sentir 'dominado' por esses dois servos leais de Jeová. 


Como Jeová encara a rebeldia?
I Samuel 15:22,23: Jeová se agrada e muito em quem lhe presta obediencia, em quem ouve sua voz, e nao quem demostra rebeldia. Historicamente, o homem tem tido sucesso fazendo ele mesmo o seu caminho, ou as palavras de outro servo fiel de Jeová se cumprem? (Jeremias 10:23).


Quais serão as recompensas para quem se manter fiel e integro à Jeová?
Na Bíblia, há varias promessas lindas de quem ouvir a voz de Jeová, mas gostaria de destacar a registrada em Salmos 37:10,11:
E apenas mais um pouco, e o iníquo não mais existirá. E estarás certamente atento ao seu lugar, e ele não existirá. Mas os próprios mansos possuirão a terra, e deveras se deleitarão na abundância de paz.


Como fazer para 'obedecer à voz de Jeová'?
Consideraremos isso no próximo artigo, Até mais e comentem. Fiquem com Jeová Deus.

4 comentários: