Postagens populares

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quem é Deus?

Numa propaganda de um famoso jornal brasileiro, vemos e ouvimos uma seguinte frase: Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas. Já reparou em como as perguntas são importantes? Quando criança, queremos saber porque o céu é azul, de onde vem os bebes, que são as pessoas que moram ao lado, porque uma pessoa tem a pele escura e a outra não, entre outras. Essas, e isso podemos afirmar com toda certeza, sabemos responder e bem. Quando mais velho, porem, as perguntas tornam-se bem mais complexas, como por exemplo: 'Quem realmente somos? De onde viemos? Pra onde vamos? Qual o objetivo da vida?' Perguntas como essa, infelizmente, não temos a resposta, o que leva as pessoas a procurar em diferentes locais que não a ciencia: Surge aí a religião, um campo em que há muito está desacreditado por várias pessoas de renome, além de ser 'moda' não acreditar em nenhuma divindade, atualmente. Porque isso acontece? Porque a religião, que prega a paz, o amor fraternal, a humildade e afins, tem feito exatamente o contrario em quase toda sua existência. Vemos as maiores guerras apoiadas pelas religiões de ambos os lados, a lavagem de dinheiro, casos de pedofilia, além de respostas sem sentido sobre a origem e o objetivo da vida. Afinal, será que existe mesmo um Ser que criou e que ama todas as pessoas ou isso é mero conto da carochinha?

Um ponto bem interessante foi abordado no livro O que a Biblia Realmente Ensina? o qual basearei a resposta para a pergunta do Título e as demais acresentadas nessa breve introdução:



SERÁ QUE DEUS É INDIFERENTE E INSENSÍVEL?

Muitos acham que a resposta a essa pergunta é Sim. ‘Se Deus se importasse’, pensam eles, ‘será que este mundo não seria um lugar bem diferente?’ Vemos ao nosso redor um mundo cheio de guerras, ódio e sofrimento. E todos nós estamos sujeitos a adoecer, sofrer e perder pessoas amadas. Assim, muitos perguntam: ‘Se Deus se importasse conosco e com os nossos problemas, não impediria que tais coisas acontecessem?’


Pior ainda, instrutores religiosos às vezes levam as pessoas a pensar que Deus é insensível. Como assim? Em casos de tragédia, por exemplo, eles dizem que essa é a vontade de Deus. Na realidade, tais instrutores culpam a Deus pelas coisas ruins que acontecem. É essa a verdade a respeito de Deus? O que a Bíblia realmente ensina? Tiago 1:13 responde: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor. (Jó 34:10-12) Ele permite que certas coisas ruins aconteçam, é verdade. Mas existe uma enorme diferença entre permitir que algo aconteça e causar isso.


Por exemplo, pense no caso de um pai sábio e amoroso que tenha um filho adulto que ainda mora com os pais. Se esse filho se torna rebelde e decide sair de casa, o pai não o impede de fazer isso. Se ele escolhe um mau caminho na vida e se mete em dificuldades, será que o pai é ocausador dos problemas do filho? Não. (Lucas 15:11-13) Da mesma forma, Deus não impediu os humanos de seguirem o mau caminho que escolheram, mas ele não é o causador dos problemas que resultaram disso. Certamente, pois, seria injusto culpar a Deus por todos os problemas da humanidade.


Deus tinha bons motivos para permitir que a humanidade seguisse um mau caminho. Como Criador sábio e poderoso, ele não é obrigado a nos explicar os motivos. Por amor, no entanto, Deus faz isso. Você saberá mais sobre esses motivos no Capítulo 11 deste livro. Mas esteja certo de que Deus não é responsável pelos problemas que enfrentamos. Ao contrário, ele nos dá a única esperança de uma solução! — Isaías 33:2.


Além do mais, Deus é santo. (Isaías 6:3) Isso significa que ele é puro e limpo. Não há vestígio de maldade nele. Portanto, podemos confiar nele plenamente. Não se pode dizer o mesmo a respeito dos seres humanos, que em muitos casos se tornam corruptos. Até mesmo a mais honesta autoridade humana, em geral, não tem o poder de corrigir o mal causado por pessoas ruins. Mas Deus é todo-poderoso. Ele pode, e vai, desfazer todos os males que a perversidade tem causado às pessoas. Quando Deus agir, ele fará isso de um modo que acabará para sempre com toda a maldade! — Salmo 37:9-11.









Nenhum comentário:

Postar um comentário